Guia de Viagem – Oxford

Viagens

Hoje é dia de post sobre Guia de Viagem, e desta vez escolhi Oxford como tema da vez. =DD

Nós visitamos Oxford em outubro do ano passado, mas não tivemos tempo de postar o vlog para vocês ainda. Assim que terminarmos de fazer o upload do vlog das férias, temos alguns vlogs antigos para ir ao ar (pelo menos três).

Confesso que quando visitei a cidade não conheci muito do lugar, por isso gostaria de voltar lá um dia. Dos lugares que cito abaixo só conheci a faculdade Christ Church (a do Harry Potter) e não fazia ideia que a Universidade de Oxford possuía tantas faculdades interessantes para ver.  O post ficou gigante e espero que seja útil para vocês. =D

Oxford (fonte: Oxford College)

Oxford é uma cidade reconhecida principalmente por causa de suas universidades e é localizada a menos de 100km de Londres.

A Universidade de Oxford é a mais antiga universidade do mundo em inglês e a segunda mais velha universidade que continua em funcionamento no mundo. Há evidências de ensino que datam 1096. Além disso está entre as melhores do mundo e um dos prédios serviu de inspiração para alguns dos cenários de Harry Potter. Ela é conhecida como “city university” (universidade na cidade?) porque não tem um Campus principal e seus prédios estão espalhados pelo centro de Oxford.

Há outra universidade em Oxford que é “recente” (foi fundada em 1865) a Oxford Brookes University. O nome é recente, de 1992, quando ela foi renomeada para  homenagear o ex-diretor John Brookes.

  • Como chegar: para ir de carro a partir de Londres é necessário pegar a rodovia M25 para a M40, então mudar para a A40.  Na terceira rotatória vire a primeira esquerda na Woodstock Road, no entanto, se informe sobre os estacionamentos aqui. Devido ao grande movimento na cidade, pode ser difícil encontrar vaga para estacionar, por isso recomenda-se que estacione o carro em um dos estacionamentos perto da cidade e então usar o transporte público para o centro (mais informações aqui). Abaixo há algumas opções de trajetos utilizando o transporte público:

    Aeroporto de Heathrow – Oxford: os ônibus da empresa The Airline saem dos terminais 1, 2, 3 e 5 (se estiver no terminal 4 precisa se locomover para o terminal 5 ou para a central de ônibus) a cada 20 minutos. A duração da viagem varia entre 80-100 minutos dependendo do terminal de origem. O valor dos bilhetes é aproximadamente £24 ida e volta e £ 23 só ida . Confiram os horários aqui.

    Londres Paddington – Oxford: os trens partem da estação a cada meia hora e a duração da viagem é de aproximadamente uma hora. A empresa que é responsável pelo percurso é a First Great Western e você pode comprar os bilhetes e conferir os horários aqui. Os valores variam, o bilhete ida e volta fora do horário de pico é .£ 24,60. No entanto, se você comprar as passagens com antecedência você pode conseguir tarifas de até .£ 10 ida e volta.

    Estação de Ônibus Victoria – Oxford: há duas empresas que fazem o trajeto partindo da estação de ônibus Victoria com paradas em Marble Arch, Baker Street, Notting Hill Gate, and Shepherd’s Bush antes de chegarem em Oxford Gloucester Green. A duração da viagem é de aproximadamente 1 hora e 40 minutos variando de acordo com o tráfego. Os valores são os mesmos: £ 17 ida e volta ou £ 14 só ida. Os horários da The Oxford Tube você encontra aqui e os horários do X39 da Oxford Bus Company você encontra aqui.

A Universidade de Oxford possui 38 faculdades (College) e 6 salões privados permanentes (Permanet Private Hall = PPH*).  No site guia de Oxford há uma lista com as 10 faculdades mais visitadas e serão delas que falarei no post, se você quiser mais informações sobre as outras é só clicar aqui.

* – a principal diferença entre College e PPH é que enquanto o primeiro tem o direito de apresentar os estudantes para a colação de grau, o segundo tem uma licença para isto. Então, na teoria, a Universidade de Oxford pode revogar a licença dos PPHs.

Photo of .
All Souls (Fonte: All Souls website)
  •  All Souls College: foi construído no século XV para o clero como um centro de oração e de aprendizado por Henrique VI . O nome se originou em memória aos mortos da Guerra dos Cem Anos com a França nos séculos XIV e XV. Os alunos desta faculdade são do mais alto calibre, e eles são eleitos (eles não se aplicam), embora alguns alunos verdadeiramente notáveis possam fazer exames para tentar entrar na faculdade.

    All Souls College é diferente de todas as outras faculdades de Oxford na medida em que não tem alunos. Os seus membros tornam-se automaticamente Fellows (acadêmicos que são membros plenos de governo da faculdade).

    Horário de funcionamento: 14:00 – 16:00

    Preço: grátis, mas os visitantes só podem ir individualmente ou em grupos de até 6 pessoas. Para grupos maiores é necessário entrar em contato com o responsável através deste link.

Brasenose College (Fonte: Geograph)
  •  Brasenose College: a faculdade, que data do século XVI, recebe o nome da inusitada Aldrava de porta em bronze que tem a forma de focinho de um animal, que agora fica acima da mesa alta na sala de jantar.  A aldrava foi roubada em 1334 por estudantes de Lincolnshire e só foi recuperada em 1890, quando a faculdade comprou a escola de Lincolnshire.

    O atual ministro David Cameron estudou no Brasenose College.

    Horário de funcionamento: segunda à sexta 10:00-11:30; sábado e domingo 9:30-10:30 e à tarde de segunda à domingo 14:00-16:30 (a faculdade fecha meia hora mais tarde durante o verão)

    Preço: .£ 2,00

Christ Church College (Fonte: Christ Church website)
  •  Christ Church College: também conhecida como “A Casa”, foi fundada em 1525 pelo cardeal Wolsey Thomas, e foi originalmente chamado de Faculdade do Cardeal. Em 1546, Henry VIII assumiu o controle e rebatizou a faculdade de Christ Church. Esta faculdade é a maior e mais visitada de todas as faculdades de Oxford.

    No meio da faculdade encontra-se a praça quadrangular Tom, que é a maior praça deste tipo em Oxford, e a Torre Tom, que foi dedicada a Thomas de Canterbury. A parte superior da torre foi projetada por Sir Christopher Wren em 1682. O sino de 7 toneladas na torre de sinos toca 101 vezes a cada noite às 21:05, era o tempo em que os originais 101 estudantes eram chamados de volta para o toque de recolher. Uma vez que Oxford está localizada cerca de 5 minutos a oeste de Greenwich, 9:05 é, na verdade, 21:00 no horário de Oxford.

    O Grande Hall (sala de jantar) será familiar a todos os fãs dos filmes de Harry Potter, porque serviu de inspiração para a Sala de Jantar de Hogwarts. Além disso, cenas reais do filme foram filmadas lá, sobre as grandes escadas que levam ao Hall.

    Christ Church produziu 13 primeiros-ministros britânicos nos últimos 200 anos. É mais primeiros ministros do que foram produzidos a partir de qualquer outra faculdade em Oxford, ou de toda a Universidade de Cambridge combinado!

    Horário de funcionamento: A sala de jantar está frequentemente fechada entre 11:40 e 14:30 e a Catedral fecha todos os dias às 16:45 para o ensaio do coral. No site da faculdade, toda segunda-feira eles atualizam o horário de funcionamento para a semana, então visitem o site aqui para confirmarem os horários.

    Preço: £ 7,00 quando o Hall e a Catedral estão abertos, £ 5,50 quando ou o Hall ou a Catedral estão fechados e £ 4,50 quando o Hall e a Catedral estão fechados.

Corpus Christi College ( Fonte: Copus Christi Website)
  •  Corpus Christi College: fundada em 1517, Corpus Christi é uma das mais antigas faculdades de Oxford. Os seus edifícios antigos são alguns dos mais belos em Oxford, e tem uma posição privilegiada, com vista para os jardins e prados, além de estar dentro de cinco minutos a pé do centro da cidade e da Biblioteca Bodleian.

    A faculdade é menor do que a maioria, com 240 alunos de graduação e 115 alunos de pós-graduação. A equipe conta com 40 profissionais, todos eles professores ilustres e pesquisadores em seus campos. A biblioteca do século XVI é notável, com o seu mobiliário inicial e bonito trabalho de gesso. Ela está totalmente equipada com instalações de redes modernas e contém 80.000 livros e 80 tiragens de jornais.

  • Horário de funcionamento: 13:30 – 16:30

    Preço: grátis

Lincoln College
Lincoln College (Fonte: Lincoln College Website)
  • Lincoln College: foi fundada pelo bispo Richard Fleming em 1427 e agora é um dos mais bem preservados colégios medievais. Fleming destinou a faculdade para ser “uma pequena faculdade onde os verdadeiros estudantes de teologia  iriam defender os mistérios da Bíblia contra os leigos ignorantes que profanam com grosseria suas pérolas santíssimas”. O salão mantém a sua cobertura original, incluindo um espaço onde a fumaça poderia escapar.

    Horário de funcionamento: segunda à sexta 14:00 – 17:00; sábado e domingo 11:00-17:00

    Preço:  grátis, no entanto apenas grupos pequenos são permitidos

Magdalen College (fonte: Magdalen College Website)

  •  Magdalen College: faça o que fizer, não pronuncie o nome desta faculdade como “mag-da-lin” – a menos que queira ser taxado como turista – o correto é pronunciar Magdalen como “mawd-lin”. Ela foi fundada em 1458 por William de Waynflete, o bispo de Winchester. Ela é uma das faculdades de Oxford mais ricas, e sem dúvida a mais bela, com o seu próprio parque de veados e belos claustros, cujas gárgulas teriam supostamente inspirado as estátuas de pedra de CS Lewis em As Crônicas de Nárnia. Na extrema direita do parque há um portão de ferro forjado azul brilhante que leva a Addison Walk, uma passagem ao lado do rio bastante bonita.

    Um fato curioso é que cada dia primeiro de maio às 18h, o coral da faculdade canta no topo da torre do sino de Magdalen. Esta tradição – para celebrar a chegada do verão – começou no final do século XV. Hoje em dia, estudantes e pessoas da cidade a usam como uma desculpa para beber a noite inteira antes e lançar-se (às vezes nu) da ponte do rio Cherwell.

    Horário de funcionamento: 13:00 – 18:00 ou até o escurecer (o que acontecer primeiro) entre janeiro até o final de junho; 12:00 – 19:00 entre o final de junho e o final de setembro; 13:00  – 18:00 ou até o escurecer (o que acontecer primeiro) entre outubro e novembro. 

    Preço: .£ 5,00 para adultos; £ 4,00 para estudantes

Os grupos maiores de 20 pessoas serão divididos e é necessário um intervalo de 30 minutos entre a entrada de cada um.

Merton College (Fonte: Merton College Website)
  •  Merton College: é uma das três faculdades originais de Oxford e foi fundada em 1264. À direita, longe do colégio reside a praça quadrangular Mob, que é a mais antiga praça deste tipo nas faculdades – remonta ao século XIV. Na parte de trás do colégio está parte da antiga muralha da cidade. A  “Old Library” (biblioteca velha) é a mais antiga biblioteca medieval em uso – alguns livros ainda estão acorrentados (um antigo método para prevenir roubo).

    Em 2014 a faculdade está completando 750 anos, para comemorar há uma série de eventos acontecendo. Para mais informações é só conferir a lista dos eventos no site da faculdade aqui.

    Horário de funcionamento: segunda à sexta – 14:00 – 17:00 ou o escurecer (o que acontecer primeiro); sábado e domingo – 10:00 – 17:00 ou o escurecer (o que acontecer primeiro).

    Preço: .£ 3,00 por pessoas

Atenção – não use saltos altos ou sapatos com algo pontiagudo (chuteiras, por exemplo) se deseja visitar a biblioteca. A fim de preservar o piso antigo, qualquer pessoa com calçado inadequado será obrigada a removê-los e usar chinelos.

New College (Fonte: New College Website)
  •  New College: é uma das faculdades mais incomuns de Oxford, ela foi construída em torno de uma seção das antigas muralhas da cidade, dando a faculdade uma aparência de castelo. Na extremidade do terreno é um grande monte que já foi um cemitério durante a época da Peste Negra. Enquanto estiver aqui, não deixe de visitar a capela, que tem vitrais do século XIV, e a estátua perturbadora de Lázaro feita por Sir Jacob Epstein.

    Um fato curioso é o nome da faculdade ser “Nova Faculdade” apesar da instituição ter mais de 620 anos de idade. A sua origem é que o nome “oficial” da faculdade – a Faculdade de Santa Maria – é o mesmo que a da Faculdade Oriel. Então as pessoas começaram a chamá-la de “Nova Faculdade” para diferenciá-la da outra.

  • Horário de funcionamento: 11:00 – 17:00 (nos meses de verão – março ao começo de outubro – e a última admissão é 16:45); 14:00 – 16:00 (nos meses de inverno)

    Preço: .£ 3,00 durante o verão e de graça no inverno

Atualmente a faculdade está fechada para reformas, então antes de visitá-la confira aqui se já foi reaberta ao turismo.

File:Oriel College First Quad.jpg
Oriel College (Fonte: Wikipédia)
  •  Oriel College: foi fundada em 1326 por Adam de Brome, Reitor de Santa Maria. Ela foi a quinta faculdade de Oxford a ser criada e seu nome completo na verdade  é:  “A Casa da Virgem Maria Santíssima em Oxford comumente chamada de Oriel College, da Fundação de Edward II, de famosa memória e por algum tempo rei da Inglaterra “. Oriel sempre foi conhecido por seus altos padrões intelectuais.

    Além disso, Oriel College foi a último faculdade de Oxford a admitir estudantes do sexo feminino. As mulheres só foram aceitas a partir de 1985.

    Horário de funcionamento: 14:00 – 17:00 ou o escurecer (o que acontecer primeiro)

    Preço: .£ 2,00 por pessoa

A Oriel College fecha durante o verão.

St John’s College (Fonte: St John’s Website)
  •  St John’s College: é datado de 1437 e foi fundado pelo Thomas White, um rico comerciante de Londres. A faculdade é famosa pela praça quadrangular Canterbury, sendo considerado um esplêndido exemplo da arquitetura barroca. Ao caminhar pela praça, se atenha às construções ao redor e aos belos jardins que se estendem por todo o caminho até a Estrada dos Parques (Parks Road)  e evitar olhar para os edifícios modernos da entrada que servem como alojamento para os estudantes.

    Horário de funcionamento: 13:00 – 17:00 ou até escurecer no inverno

    Preço: grátis, no entanto grupos de 14 pessoas ou mais serão divididos em grupos menores

Posts Relacionados

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *